top of page

Linhas de Pesquisa:

Comunicação e Redes de Computadores​​

O advento das tecnologias de comunicação acelerou de forma substancial os processos de informação. Nos dias de hoje, é quase impossível não ter acesso ao que acontece no Brasil, assim como no restante do mundo. Com o surgimento de dispositivos computacionais móveis e de redes sem fio, cria-se um universo de estudos e possibilidades de aplicações que permitem o acesso à essas informações em qualquer local e a qualquer momento. A convergência das tecnologias aplicadas a redes de comunicação é vista como um desafio. A linha de pesquisa engloba, porém  não se limita a temas como: algoritmos e protocolos para comunicação eficiente, modelos e ferramentas para análise e desenvolvimento de aplicações e/ou dispositivos, integração de sistemas móveis com os sistemas legados fixos, redes de sensores, redes cooperativas, redes sem fio, redes ópticas.

 

 

Inteligência Computacional

Há décadas a disciplina de Inteligência Artificial busca transformar dados em conhecimento, bem como implementar o raciocínio automatizado. Embora existam casos de sucesso, fazer uma máquina atuar de forma inteligente é muito mais difícil do que parece. Por este motivo consideramos ser importante compreender quais as técnicas e algoritmos existentes e de que maneira estes podem ser aplicados com sucesso em problemas reais. A partir do conhecimento de uma variedade de técnicas desenvolvidas e estudos de casos podemos obter uma melhor visão de como projetar e implementar sistemas computacionais inteligentes no futuro. A Inteligência Computacional está voltada a estudos de mecanismos que permitam o comportamento inteligente de sistemas complexos. Combina elementos de aprendizagem, adaptação, evolução e lógica difusa utilizando técnicas como Redes Neurais, Lógica Fuzzy e Algoritmos Genéticos. Essas técnicas têm sido aplicadas com sucesso em diversas áreas de engenharia e tecnologia, resolvendo problemas que eram difíceis para métodos convencionais ou mesmo sem solução.

Mineração de Dados

 

Engenharia e Desenvolvimento de Software

Desenvolver software é uma atividade complexa por natureza. Uma das razões para esta afirmação é que não existe uma única solução para cada cenário de desenvolvimento. Além disso, lidamos o tempo todo com pessoas, o que torna o sucesso do projeto bastante relacionado à competência da equipe e à forma como trabalham, dificultando ainda mais o desenvolvimento de software de qualidade, dentro de prazos estabelecidos, com custos e requisitos definidos. A linha de pesquisa engloba, porém não se limita a temas como: aplicações da engenharia de software na indústria, linha de produto de software, reutilização de software, engenharia de software para WEB, engenharia de software baseada em componentes, engenharia de software experimental e qualidade de software.

 

 

 

Gestão em Tecnologia da Informação

A Tecnologia da Informação, por si só, é tão somente um apelo tecnicista. Saber tirar o maior valor agregado das tecnologias disponíveis em uma organização é, hoje, mister para qualquer um que pretenda ser bem sucedido nos negócios. Estamos entrando na economia do conhecimento, na economia do intangível, da inteligência, da inovação, onde estamos todos conectados digitalmente em tempo real. As relações políticas, econômicas, sociais, empregatícias, entre outras, estão mudando a uma velocidade assustadora.
A inexorabilidade dessas mudanças obriga as organizações que se pretendam inovadoras e competitivas, a serem projetadas e entendidas como sistemas complexos, adaptativos, em constante estado de aprendizagem e de acumulação de conhecimento. De forma a responder a esse desafio, a disciplina Gestão em Tecnologia da Informação intenta criar a ambiência adequada para apresentar e debater o uso estratégico da Tecnologia da Informação na Gestão dos Negócios, como uma fonte criadora e agregadora de vantagem competitiva.

 

bottom of page